sexta-feira, 20 de setembro de 2013

TV Digital


No dia 2 de dezembro de 2012, o padrão ISDB-T de TV digital completou 5 anos de operação no Brasil. O aniversário não contou com dados atualizados no país quanto a cobertura e quantidade de canais que já operam o sinal digital.

Os últimos dados governamentais relativos a cobertura da TV digital foram atualizados maio de 2012 e mostram que 89.2 milhões de pessoas (o equivalente a 46,80% da população brasileira) estavam cobertas pela TV Digital. Ao todo foram registrados 31.3 mil domicílios, em 508 municípios. 

Ainda de acordo com informações da Anatel, em 20 de julho de 2012 havia 1052 canais consignados e 137 em operação, a maioria no estado de São Paulo. Os estados do Acre e Rondônia ainda não tinham canais operando com a tecnologia.

TV Digital: O que é?


A TV aberta (terrestre) transmitida para os televisores existentes em 90% das residências brasileiras utiliza canais analógicos com largura de banda de 6 MHz.

Na TV Digital a transmissão do áudio e do vídeo passa a ser feita através de sinais digitais que, codificados, permitem um uso mais eficiente do espectro eletromagnético, devido ao aumento da taxa de transmissão de dados na banda de frequências disponível.

É possível desta forma transmitir:
  • Som e imagem de melhor qualidade viabilizando a Televisão de Alta Definição (HDTV). A resolução da imagem na TV analógica que é de 400 x 400 pixels poderá ser de até 1920 x 1080 pixels.
  • Mais canais (até 4) na mesma faixa de freqüências utilizada por um canal analógico.
A TV digital apresenta algumas funcionalidades que permitem uma interatividade entre o telespectador e a emissora possibilitando:
  • O acesso à informações adicionais como por exemplo o menu de programação.
  • A interação do usuário com a emissora, através de um canal de retorno via linha telefônica por exemplo, possibilitando a este votar ou fazer compras.
   
Receptores de TV


Com a introdução da tecnologia digital na radiodifusão de TV (TV Digital Terrestre), o usuário poderá optar por uma das seguintes situações:
  • Continuar a receber a TV aberta da forma atual utilizando a sua TV analógica.
  • Adquirir um conversor (set top box) que permitirá receber o sinal digital e convertê-lo para um formato de vídeo e áudio disponível em seu receptor de TV
  • Adquirir uma TV nova que já incorpore o conversor.

Tecnologias


Existem em todo o mundo três sistemas de TV Digital – o sistema americano (ATSC), o sistema europeu (DVB) e o sistema japonês (ISDB).

   
Implantação da TV Digital no Brasil


Em Jun/06 o Brasil adotou o padrão japonês (ISDB) para a TV Digital terrestre.
   
A definição ocorreu através do Decreto 5.820. Os principais pontos definidos no decreto são:
  • O decreto definiu que o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) adotará, como base, o padrão de sinais do ISDB-T e possibilitará transmissão digital em alta definição (HDTV) e em definição padrão (SDTV); transmissão digital simultânea para recepção fixa, móvel e portátil; e interatividade.
  • Ás emissoras de TV receberão um canal de radio freqüência com largura de banda de 6 MHz para cada canal analógico que possuam.
  • A transmissão analógica continuará ocorrendo, simultaneamente à digital, por um período de 10 anos até 29/06/2016. A partir de Jul/2013 somente serão outorgados canais para a transmissão em tecnologia digital.
  • Deverão ser consignados pelo menos quatro canais digitais para a exploração direta pela União Federal como canal do Poder Executivo, Canal de Educação, Canal de Cultura e Canal de Cidadania.
Em Out/06 foram definidas as etapas a serem cumpridas por cada Emissora de TV analógica para implantação da TV Digital no Brasil (Port MC 652).

O início das transmissões de TV Digital terá início na cidade de São Paulo e se estenderá depois para as demais capitais e principais cidades, até atingir todo o país.


Normas aplicáveis a TV Digital no Brasil


Os equipamentos utilizados para a transmissão de TV Digital no Brasil devem ser homologados pela Anatel atendendo os requisitos da Norma:

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), publicou em novembro de 2007, homologou as Normas Brasileiras relacionadas ao padrão de transmissão de televisão digital adotado no Brasil, desenvolvidas pelo Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).


Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário